terça-feira, 2 de novembro de 2010

Misho

Designa-se Misho à técnica de criar um bonsai desde a semente.
O bonsai n.º 2 é já uma evolução da primeira experiência.
Para melhor perceber esta técnica, dos sites que consultei aconselho a ver este (consultar a parte de propagação - sementeira - misho) e este. O segundo é um fórum que relata diversas experiências de pessoas que utilizaram este método.
Basicamente, a ideia é:
  1. Colocar as sementes em água durante 24 ou 48 horas e deitar fora as sementes que ficarem a flutuar.
  2. Depois, colocar as restantes sementes em algodão, guardanapo ou papel de rolo de cozinha húmido (foi este último que utilizei) numa caixa (caixa de ferrero rocher, um tupperware, ...). Há quem aconselhe a fazer um golpezinho na ponta da semente para facilitar a germinação mas eu não fiz isso.
  3. Colocar a caixa no frigorífico.
  4. Esperar (no meu caso posso dizer mesmo semanas).
  5. Quando tiverem germinado algumas, colocá-las num vaso com partes iguais de areia e humus (eu pus apenas em terra dentro de um copo de iogurte).
  6. Nesta fase estas plantas crescem muito rapidamente. Ir regando e ao fim de três meses pode-se adubar.
Para melhor entender a poda que deve ser feita a estas "arvorezinhas", estas figuras deste site ilustram bem os cortes a efectuar.

Iniciei recentemente uma nova experiência. As sementes estão no frigorífico (a ver se tenho um bonsai 3) e a fotografia é esta:


1 comentário:

  1. gostei do seu artigo quer linkar com o meu blog bonsais.blogs.sapo.pt respoda com um comentário no meu blog. Boa matéria!

    ResponderEliminar